sexta-feira, 29 de abril de 2011

1 - Selecione a empresa cujo marketing você mais admire no Brasil. Então procure relacionar o perfil do ambiente em que ela se encontra e como ela lida com ele.
R:
Manter-se fiel tem sido cada vez mais difícil nos tempos de hoje. O relacionamento entre consumidor e marca é estudado diversas vezes por inúmeras empresas e o que se sabe é cada vez menos sobre o que pesa na escolha de um bem de consumo ou serviço. De acordo com especialistas, o principal cuidado que as empresas devem ter ao criar programas de fidelidade é saber primeiro que isto não significa reter o cliente.
Mais comum em estratégias de Marketing de companhias aéreas e redes de hotéis, os programas de fidelidade estão expandindo para outras empresas de segmentos sem tradição em relacionamento. A rede de postos de combustível Ipiranga, por exemplo, lançou Km de Vantagens, programa cujo objetivo é estreitar o relação entre os postos e o consumidor.
Se antes este tipo de ação não empolgava os donos de postos de combustível, o cenário agora é diferente. Pois milhões de consumidores aderiram ao programa de fidelidade da rede Ipiranga. O sucesso chamou a atenção de empresas como Tam, Severiano Ribeiro/Kinoplex e a Unidas, empresa de aluguel de carros, que acabaram fechando parceria com a Ipiranga.

2 – Visite o site do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( www.ibge.gov.br) . La tente identificar quantas pessoas há no Brasil com seu perfil de idade, sexo e renda familiar.
Cachoeira do Sul - RS Censo 2010 - Primeiros Resultados
Total da população  83.827  pessoas    
Total de homens  40.381  pessoas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Artigo: Todos querem ser fashion

Empresa Papaiz

1.       Comentar sobre os novos pontos de venda da Papaiz.
R.       Com esse novo desing os cadeados deixaram de ser apenas utensilios para assegurar seus pertences e passaram a se caracterizar como commodity, sendo vistos como acessórios tão cobiçados a ponto de entrarem no comercio de lojas de requinte, atendendo as especificações dos pontos de vendas, como por exemplo da Ellus fugindo da rotina sendo uma criação inovadora e imprevisível.


2.       Qual a estratégia utilizada para conquistar este novo canal de venda? Explique.
R.       Utilzando da diferenciação e  da consagração de estilistas famosas  para entrar em um novo tipo de mercado, não apenas de segurança mas de moda, como por exemplo a utilização de cadeados como acessórios

3.       Por que os lucros são maiores com a linha diferenciada?
R.       Mesmo tendo uma proporção de vendas menor que os outros cadeados, seus  valores agregados chegam a superar em 70% dos valores dos cadeados convecionais, isso apenas por terem a assinatura de estilistas renomados. Essa nova modalidade já reprenta 12% do faturamento da Papaiz mesmo com vendas reduzidas em comparação aos cadeados simples.

Marketing Verde.

1 -
O termo marketing verde, ecológico ou ambiental surgiu na década de setenta, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Durante este evento o Marketing Ecológico foi assim definido : “O estudo dos aspectos positivos e negativos das actividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis”.
2 –
Exemplo 1:
Convênio entre Eletrobras CGTEE, Eletrobras, Furg – Fundação Universidade do Rio Grande, e CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para a estudos de viabilidade técnica visando a utilização de Microalgas com o objetivo de redução da emissão de gás carbônico proveniente da geração Termelétrica.
Exemplo 2:
A Coca-Cola Company anunciou na terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na reunião anual da WWF, uma das principais organizações não governamentais (ONG) de conservação da natureza no mundo, em Pequim, na China, o compromisso de liderar suas operações globais, inclusive as de seus fabricantes autorizados, na reposição da água que usa na fabricação de bebidas. A Coca-Cola concentrará suas ações em três áreas principais: reduzir a água usada na produção de bebidas, reciclar essa água e reabastecer as comunidades e a natureza.
Exemplo 3:
O Programa Esfera Azul é um programa "guarda-chuva" instituído pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Comunitário da Universidade Luterana do Brasil, sem fins lucrativos, que promove as ações educativas voltadas às atividades que embasam as Oito Metas do Milênio, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e os princípios da Agenda 21 Brasileira. O Programa visa às transformações sociais, à conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, a partir de princípios éticos e comunitários que embasam as ações nos campos científico, tecnológico e social. Concomitantemente, busca desenvolver o espírito crítico entre as comunidades e difundir os conhecimentos por todos os meios ao seu alcance.

3 –
A incorporação de características ambientais envolve a adoção de diversas práticas preservacionistas, por parte das organizações, visando a eliminação ou, pelo menos, redução dos danos ecológicos em todas as fases do ciclo de vida dos produtos. Como os recursos são escassos, torna-se uma condição indispensável ao pleno desenvolvimento econômico de um país, a maximização da eficiência produtiva através da correta alocação destes recursos para satisfazer as demandas sociais.

4 –
Exemplos de comunicação verde nas empresas para o público externo:
- Esta embalagem é biodegradável. Apesar disso, você deve descartá-la em um local adequado;
 - Não jogue sua latinha no chão, pois ela pode ser reciclada. Procure em sua cidade um posto de coleta;
- Você sabia que o vidro é 100 % reciclável ? Se você deseja contribuir para a coletiva seletiva de lixo, procure em sua cidade;
- Nosso produto não contém CFC´s. Saiba aqui o que o CFC pode causar ao meio ambiente e à sua saúde;
- Veja o que acontece com a natureza toda vez que você joga lixo no chão;
- Nossas lâmpadas foram fabricadas. Saiba mais como economizar energia;
- Nosso produto possui um rótulo ecológico. Isto significa que ele foi desenvolvido;
- Esta embalagem é fotodegradável. Isto quer dizer que ela se decompõe quando exposta à luz solar.

Exemplos de comunicação verde nas empresas para o público interno:
- Utilizar somente papel reciclado em documentos internos;
- A luz que você apaga a empresa não paga;