quinta-feira, 16 de junho de 2011

Projeto de pesquisa de Marketing.


SEÇÃO I – Descrição da metodologia da pesquisa

1.      Problema de pesquisa:
Conhecer o grau de aceitação pelos consumidores do produto Controlador Eletrônico de Energia Elétrica, estabelecer políticas de inserção no mercado e de definição de público alvo para este produto.

2.      Objetivos da pesquisa:
Avaliar se um produto voltado para a economia de energia elétrica e que visa também ressaltar a importância da responsabilidade ambiental e a sustentabilidade possui aceitação e perspectivas de se manter no mercado. A pesquisa também servirá de fonte de dados para que se conheça o nível de comprometimento da população em relação às questões ambientais tão gritantes na atualidade.

3.      Tipologia da Pesquisa:

Pesquisa descritiva, do tipo quantitativa, feita por levantamento com base em um conjunto de atributos inovadores do produto a ser lançado no mercado.

4.      Populações:

Essa pesquisa será feita em cidades da região central do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente em residências de classe média baixa. O número de residências a serem entrevistadas na pesquisa será de no mínimo 200.

5.      Amostras:

As mostras serão retiradas dos questionários respondidos pela população a ser entrevistada. Pretende-se estabelecer um grau de confiabilidade de 85% nas amostras obtidas pelos pesquisadores.

6.      Levantamento dos Dados:

Via questionário estruturado com 24 variáveis, medidas através de uma escala contínua entre 0 e 05 pontos, sendo 0 = discordo totalmente (sem chance) e 05 = concordo totalmente (certeza absoluta). Questões não respondidas serão desconsideradas.
A pesquisa utilizará questionário do tipo auto-administrado (HAIR et al, 2005), com questões a serem respondidas através de escala mista, englobando os tipos Likert e contínua (SANTOS; LEZANA, 2006).

7.      Análise dos Dados:

A análise dos resultados, obtidos com a aplicação dos questionários, será feita através de estatísticas de tendência central e de variabilidade, bem como através de testes estatísticos de associação, correlação e de diferenças de média e de proporção. Os dados serão processados através de planilhas em Excel desenvolvidas pelo departamento de TI da empresa.

SEÇÃO II – Instruções aos pesquisadores

1 – Questionário.
Será um questionário que compreende das questões 01 a 08 o assunto de aceitação do produto e preocupação do consumidor com as causas ambientais. Das questões 09 a 12 será abordada a questão de custo / benefício do produto e pretende-se avaliar se o cliente está disposto a pagar ou investir uma quantidade financeira e se Ele estará  disposto a receber o retorno de seu dinheiro investido por meio de economia em sua conta de energia em alguns meses. A terceira parte, das questões 13 a 18 procura-se definir se aquele público que está sendo entrevistado é o mais adequado para aquele produto.


2 – Definição do perfil das residências a serem entrevistados:
·        Procurar conhecer residências onde algum dos membros possua ensino superior completo ou em andamento;
·        Identificar residências alimentadas por ligação elétrica trifásica, pois neste caso a potência instalada dentro da residência é maior por natureza;
·        Prédios públicos também deverão ser inseridos no grupo a ser entrevistado;
·        Priorizar famílias com número de filhos maior ou igual a 2; 
·        Residências antigas deverão ser entrevistadas independendo dos critérios anteriores, pois nestes casos os índices de desperdícios de energia elétrica normalmente são mais elevados.

3 –  Aplicação dos questionários:
3.1 – Quantidade de questionários por pesquisador.
A quantidade esperada é 10 questionários preenchidos, sendo que cada pesquisador em sua cidade deverá diversificar os bairros a serem percorridos. Acréscimos serão bem vindos.

3.2– Formas de envio das informações obtidas:
O questionário segue anexo e deve ser impresso pelo pesquisador. Ao preencher os 10 questionários, ou quantos ele conseguir, o pesquisador deverá transcrevê-lo para a planilha anexa e enviá-la por email, bem como enviar os questionários originais via Correio para o endereço identificado no material a ser recebido pelo pesquisador.

4 - Formas obtenção do preenchimento do questionário:

O pesquisador poderá obter o preenchimento do questionário de duas formas.

Hipótese a) - o pesquisador obtém o preenchimento do questionário pessoalmente.

Passos:

1 - O pesquisador imprime o questionário
2 - Entrega o questionário para o entrevistado e espera que ele o preencha.
3 - Transfere os dados preenchidos do papel para o questionário em Word.
4 - Envia por e-mail, o questionário anexado em Word.


Hipótese b) - b - o pesquisador obtém o preenchimento do questionário através de contatos por  telefone e por e-mail.

Passos:

1 – O pesquisador faz contato telefônico com o pesquisado
2 – Envia por e-mail, o questionário anexado em Word  para o entrevistado que o devolve preenchido.
3 - Envia por e-mail o questionário anexado em Word.


 QUESTIONÁRIO.




Prezado (a) Senhor (a):

Estamos lançando no mercado um produto essencialmente inovador que visa a redução e racionalização do uso de energia elétrica nas residências. O produto é simples que permite que se acompanhe o consumo de energia elétrica individual de até 15 equipamentos elétricos de baixa potência. Também é possível efetuar programação do mesmo para que limite o tempo de funcionamento de um determinado equipamento elétrico, como por exemplo, o chuveiro elétrico.
Nossa maior intenção é oferecer um produto que venha a reduzir os gastos domésticos com a conta de energia elétrica ou conhecê-los individualmente e ao mesmo tempo em que estamos demonstrando nossa imensa preocupação com a redução global dos gastos de energia elétrica. Sabemos que se reduzirmos ou racionalizarmos o consumo de energia elétrica nas residências se está contribuindo para que menos usinas de geração de energia sejam necessárias. Com isto, cada vez menor será o impacto ambiental resultante de obras gigantescas de construção de hidrelétricas e termoelétricas. Ou seja, estamos buscando o convívio sustentável com o meio ambiente.
Diante do exposto, gostaríamos de conhecer sua opinião acerca deste tão importante assunto. Para isto, solicitamos a gentileza de responder da forma mais sincera e responsável possível nosso o questionário a seguir. Desejamos que as perguntas apresentadas sirvam para reflexão sobre o assunto. Desde já agradecemos pelo tempo dispensado. O meio ambiente e seu bolso agradecem mais ainda.

ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO:
As questões serão apresentadas com 5 opções de reposta de 0 (zero) a 5 (cinco), onde 0 (zero) representará a não concordância e o 5 (cinco) representa a reposta concordância total com o situação proposta.
Vamos começar?

01- O (A) Senhor (a) tem preocupação com o valor de sua conta mensal de energia elétrica?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

02 – O (A) Senhor já adota alguma medida para sua família economizar energia elétrica?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

03 - O (A) Senhor (a) Acredita que consiga reduzir o consumo de energia elétrica em sua residência?
1– (   )    2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

04 - O (A) Senhor (a) se disponibilizaria a adquirir algum equipamento capaz de controlar seu consumo de energia elétrica?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

05 - O (A) Senhor (a) está disposto a mudar hábitos pessoais em favorecimento de ações que visam a economia de energia elétrica e a redução dos fatores que influenciam o aquecimento global?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

06 - O (A) Senhor (a) tem conhecimento dos impactos ambientais causados pela geração de energia elétrica?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

07 - O (A) Senhor (a) tem conhecimento que o grande consumo de energia elétrica é um dos fatores que contribuem para o aquecimento global?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

08 - O (A) Senhor acredita nos benefícios econômicos e financeiros oferecidos pelo nosso produto?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

09 - O (A) Senhor (a) se disponibilizaria a investir um determinado valor com a finalidade de reduzir gastos com a conta de energia e contribuir para a redução dos impactos ambientais resultantes dos processos de geração e transmissão de energia elétrica?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

10 - Um investimento de R$ 800,00, em sua opinião, é um valor muito alto para ser investido em um equipamento capaz de auxiliar a racionalização do consumo de energia elétrica em sua residência?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

11 - 14 meses, em sua opinião é um tempo muito extenso para obter-se o retorno de um investimento de R$ 800,00 aplicados em um equipamento capaz de auxiliar a racionalização do consumo de energia elétrica em sua residência?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

12 - Em uma conta de energia mensal de R$ 180,00, uma redução de 32%, em sua opinião é significativa?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )
  
13 - O (A) Senhor (a) acredita que novas tecnologias podem ser importantes na luta contra o aquecimento global?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

14 - Em seu convívio social, o (a) Senhor (a) costuma conversar sobre o assunto aquecimento global?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

15 - O (A) Senhor (a) acredita que as escolas estão tratando de forma adequada a questão da importância do controle do aquecimento global?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

16 - O (A) Senhor (a) acredita que as atuais medidas de controle do aquecimento global, como a assinatura do Tratado de Kioto, são eficazes?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

17 - O (A) Senhor (a) costuma separar o lixo reciclável do lixo orgânico?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

18 – O (A) Senhor (a) costuma fazer revisões em seu carro com a finalidade de reduzir as emissões do dióxido de carbono?
1 – (   )   2 – (   )                 3 – (   )                 4 – (   )                 5 – (   )

Um comentário:

  1. Borgata's $1 billion casino will cost $1 billion, according to
    The casino at 강릉 출장안마 the Borgata Hotel & Casino in Atlantic 광양 출장안마 City is due to 안성 출장마사지 open next 안양 출장마사지 year. The casino, which opened in 안성 출장안마

    ResponderExcluir